Há milênios a meditação é a principal terapia adotada por diversos povos Orientais.
Desde a Índia chegando na China, Japão etc. E hoje amplamente difundida no Ocidente.
Para muitos adeptos, ela se tornou o meio principal de se atingir diversos estados de desenvolvimento espiritual e terapêutico.
Dentro de diversas formas estudadas e variados métodos aplicados por muitos mestres, divulgo e ensino dois métodos básicos para que as pessoas com um ritmo de vida e costumes baseados na cultura Ocidental, possam aplicar em seu dia a dia, e como tratamento complementar a várias terapias e patologias.
Dentre estas destaca-se:
Meditação Mindfulness (Atenção Plena):
Um método dinâmico que pode ser realizado com ou sem posições específicas, sem nenhum esforço que não seja a atenção plena no presente e o desfrute de todos os processos que se dão no momento, ou no “aqui e agora”. Onde gradativamente se tem um aumento na satisfação e a diminuição do estresse.
Na medida que o paciente vai se aprimorando nas técnicas de atenção plena, mais ele obtém o prazer nas pequenas atividades do dia-a-dia.
As mesmas podem ser aplicadas até mesmo no saborear de uma fruta, um outro alimento; obter mais satisfação em um passeio, no seu oficio e nos relacionamentos.
Ela tanto pode ser muito útil na função de otimizar e melhorar a relação interpessoal (entre você e demais indivíduos) e intrapessoal (consigo mesmo).
Mindfulness é o presente da atenção plena, um convite para vivermos cada momento com consciência, aceitação e gratidão, permitindo que a paz e a serenidade floresçam em nossa vida.
Indicado para tratamento complementar:
- Pós cirurgias de redução de estômago;
- Cirurgias que se necessite de regimes e melhor aproveito da degustação de alimentos;
- Diminuição da ansiedade;
- Melhor aproveitamento do dia;
- Consciência do estado existencial;
- Contemplação e aceitação de diversos fatos cotidianos;
- Melhor atenção no trânsito;
- Elevação espiritual;
- Coadjuvante para regimes;
- Estresse;
- E, muitas outras.
Uma outra terapia mais avançada da meditação, chamada de: “Meditação Contemplativa” que se recomenda para alunos mais avançados, onde através dela se requer mais técnicas apuradas.